Pioneiros


 O imigrante Jorge (Jurri) Heindrickson chegou ao Brasil na década de 1890, estabelecendo-se com a família em lote adquirido na colônia imperial Grão-Pará (atual cidade de Orleans-SC, entre outras).



Em 1896 foi realizado recenseamento nas terras da empresa colonizadora Grão-Pará. Nele consta que Jorge e sua segunda esposa, Paulina, juntamente com duas filhas, Ana e Edvige, viviam na região de Rio Novo. Os registros indicam sua origem como "leto", ou seja, oriundo da Letônia. Contudo, há fortes indícios de que ele fosse estoniano, como explicado na aba "Origens". Letônia e Estônia eram, à época, parte da Rússia.


Posteriormente, Jorge adquiriu terras em local denominado "Morro da Miséria", mas não se sabe se chegou a viver naquela área.


Anos depois, viúvo, casou-se com sua terceira esposa, Carolina, com a qual continuou vivendo na região de Orleans (SC).






Os gasoseiros

Em 1913, Jorge adquiriu uma pequena fábrica de bebidas na cidade de Taquara (RS), que transladou para Orleans(SC). Naquela cidade, a fábrica funcionou até meados da década de 1940, produzindo refrigerantes que tornaram a família conhecida como "os gasoseiros".

(Clique sobre a imagem para vê-la em tamanho normal)  





Fontes das informações

As informações acima foram obtidas a partir de relatos orais repassados pelos familiares, bem como da análise de documentação (veja a aba "Documentos").


Informações adicionais foram colhidas nos seguintes livros do historiador Jucely Lottin: "Recenseamento de 1896 - Colonia Imperial", "Os Letos Orleanenses" e "Orleans 2000 - Historia e Desenvolvimento".


(Clique sobre uma imagem para vê-la em tamanho normal)  

Extratos de livros de Jucely Lottin - publicados com autorização do autor



Outras fontes de informações

Também localizamos referências a uma família "Indrikson" e aos "cimenteiros" de Riga no seguinte blog, cuja leitura é  muito interessante: "Colônia Leta de Rio Novo".



Nota - Pontos ainda não esclarecidos:
a) Ainda não temos certeza se a família "Indrikson" citada no blog acima é a de Jorge/Jurri Heindrickson.
b) Outro ponto que merece ser esclarecido é se há algum parentesco entre Jorge e um senhor de nome Martin, cuja esposa Eva, aparecem citados em livros e no recenseamento de 1896, ora com o sobrenome "Heindrickson", ora com o sobrenome "Indrigson".
c) Não temos quaisquer informações adicionais sobre os pais de Jorge, além de seus nomes (João e Ana), constantes num documento emitido depois de sua chegada ao Brasil.

Caso alguém possua informações que possam esclarecer as questões acima, por favor contate-nos !



Site criado com o software livre  NVU  -  Baseado em tema de: N.Design Studio